A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já concluiu e homologou a licitação para comprar equipamentos para Hospital da Mulher Mãe Luzia. Neste momento, o processo se encontra no Departamento Apoio Administrativo (DAA) para solicitar a entrega por parte das empresas vencedoras e posterior pagamento. O recurso para comprar os equipamentos, no valor de $ 1 milhão 71 mil e 590 reais é resultado de emenda da deputada federal Janete Capiberibe (PSB).
Na lista dos equipamentos estão, por exemplo, trinta berços para recém nascidos com fototerapia reversa, trinta camas hospitalares, detector fetal, mesa ginecológica, aspirador de secreção, berço aquecido, entre outros.
São equipamentos de fundamental importância para a saúde da mulher e da criança. O berço, por exemplo, ajuda o bebê a ficar aquecido e não sentir frio. Já o detector fetal é indicado para auscultar os batimentos cardíacos fetais e o fluxo sanguíneo do cordão umbilical, além de auxiliar na localização da placenta a partir da 10ª semana de gestação.
“Temos enorme carinho pela Maternidade Mãe Luzia. Com toda certeza, esses equipamentos vão garantir um parto mais seguro com conforto para as mães e seus bebês e, ao mesmo tempo, auxiliar os profissionais da saúde”, comentou a deputada Janete, informando que essa emenda vem sendo acompanhada pela equipe de Gestão Compartilhada, uma metodologia que permite fiscalizar a execução das obras e serviços pelas redes sociais, desde o ano passado.
Texto: Paulo Ronaldo
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP)