Desvendando a violência política de gênero: Competência jurídica, conexões legais e reflexões constitucionais

Este artigo explora a competência da Justiça Eleitoral diante da violência política de gênero e a conformidade da lei 14.192/21 com princípios constitucionais. Introdução Este artigo busca desvendar as intricadas questões de competência, conexões legais e constitucionalidade que cercam esse tema crucial. Ao longo das próximas seções, examinaremos de perto a competência da Justiça Eleitoral…

Parteiras tradicionais do Brasil são declaradas patrimônio cultural do país

O pedido de Registro foi realizado em 2011 pela Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, Grupo Curumim, Instituto Nômades e Associação de Parteiras Tradicionais de Jaboatão dos Guararapes. Por unanimidade, conselheiras e dos conselheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovaram o reconhecimento do “Ofício, Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do…

ONG pernambucana incentiva presença feminina no esporte através do surfe; conheça história

Todas Para o Mar, na praia de Maracaípe, atende cerca de 120 mulheres e 80 crianças e adolescentes Sem dúvida, a prática do esporte desempenha um papel importante como agente transformador da sociedade, principalmente no fortalecimento do empoderamento feminino. Ao priorizar a equidade, os esportes inspiram mulheres a praticarem atividades e conquistarem novos espaços que, até então,…

Núcleo do Direito Delas leva profissionalização às mulheres vítimas de violência

Participantes contaram com uma oficina de papel machê promovida por voluntárias da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal Por: Thaís Miranda As mulheres assistidas pelo Núcleo do Direito Delas participaram de uma oficina de papel machê, nesta quarta-feira (15), como forma de ressocialização e reintegração no mercado de trabalho. O evento, fruto de…

Mulheres contam como é a vida em um abrigo feminino no RS: “Depois de sete dias sem dormir, consegui descansar”

A regra é clara: homens não passam da soleira da porta. Mães, que podem levar seus filhos de até 12 anos, e mulheres em vulnerabilidade compartilham as dificuldades da situação, os traumas de abandono e estendem a solidariedade umas às outras Desnorteada pela catástrofe que assola o Rio Grande do Sul, a desabrigada Shisle Laurindo, 34…