Brasil fica de fora de declaração da ONU sobre direitos reprodutivos das mulheres

O Brasil ficou de fora de uma declaração assinada por 65 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. O documento, lido na terça-feira (6) por Monique van Daalen, representante da Holanda no Conselho de Direitos Humanos do órgão, pede que os países tomem medidas para assegurar a…

A linguagem de Bolsonaro como dano coletivo à democracia e às mulheres

Por decisão da Justiça, governo federal terá que desembolsar uma multa de R$ 5 milhões e investir outros R$ 10 milhões em campanhas Uma vitória simbólica de grande porte. A Justiça Federal em São Paulo determinou que o Governo Bolsonaro repare a população brasileira por danos morais coletivos provocados por declarações feitas em diversas ocasiões,…

Por que defender a reserva de cadeiras para mulheres no parlamento?

A busca da paridade de gênero nos espaços de poder e decisão tem sido uma bandeira muito presente, se não a mais forte, dos movimentos feministas. Uma prioridade na luta das mulheres. Enquanto o Brasil patina nesse quesito e segue ostentando os piores índices, assistimos às mulheres avançarem na sua presença nos parlamentos de diversos…

Nome “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro no STF ameaça mulheres e LGBTs

Foto: José Dias/PR Na última quarta-feira (7), Bolsonaro anunciou publicamente sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpriu o que vinha prometendo desde 2019: escolheu alguém “terrivelmente evangélico”, para representar no judiciário os interesses de sua base de apoio mais fiel. A indicação do advogado-geral da União — e pastor — André Mendonça ainda…