A propaganda eleitoral começou a alguns dias, mas nem todos as consideram suficientes para definir se o candidato, ou a candidata estão alinhados com o que o eleitor quer e precisa. As redes sociais e meios de comunicação alternativos são também algumas das opções procuradas pelo eleitor quando se trata de querer conhecer melhor seus candidatos.
Entendendo que agora o eleitor e a eleitora tem outros meios para se informar, diversos grupos, ativistas, ONGs e entidades de classe buscaram ajudar os cidadãos a tomar decisões políticas conscientes e bem informadas – não só dia 7 de outubro, mas no cotidiano também. Identificar candidatos com valores iguais aos seus, conferir a ficha criminal dos candidatos, influenciar nos projetos de lei, tudo isso está ao alcance dos dedos.
Conheça as ferramentas que identificamos e organize-se para acompanhar da forma mais eficiente possível essas eleições. Aproveite, pois todas são gratuitas.
Poder do voto
Nesse aplicativo, você escolhe um deputado e até três senadores para acompanhar durante todo o mandato, sendo informado sobre seus posicionamentos e votos nas comissões e no plenário do Congresso, e postando suas opiniões sobre os temas. Diariamente, os políticos receberão um relatório com as interações do público, sabendo se estão agradando ou não.
Com o Poder do Voto, espera-se que os representantes da população pensem duas vezes antes de trair promessas de campanha ou mudar de posicionamento por acordos políticos. Os desenvolvedores afirmam que os dados de uso geral do app não são nem serão cedidos a nenhum partido político ou instituto de pesquisas eleitorais. Disponível para Android e iOS.
Mudamos
Sabe a tão falada lei da Ficha Limpa? Ela foi criada por um projeto de lei de iniciativa popular, um dos meios disponíveis para a população interferir diretamente no meio político. O Mudamos busca aumentar essa participação ao coletar assinaturas eletrônicas para os projetos propostos. Além de aumentar o engajamento da população, os donos do app estimam economizar até duas toneladas de papel, normalmente usadas para coletar as assinaturas fisicamente.
Na plataforma, é possível apenas verificar quais os projetos disponíveis e assinar. Mas o Mudamos também tem um canal para cadastrar os projetos de lei, que podem ter abrangência nível municipal, estadual e nacional, relativos a qualquer parte do país. É só clicar aqui. Disponível para Android e iOS.
Detector de ficha de político
O Reclame Aqui se tornou praticamente a conexão oficial do consumidor com as marcas para resolução de problemas. E os criadores da plataforma querem fazer a mesma coisa na política. Para isso, criaram o Detector de Ficha de Político, app que utiliza tecnologia de reconhecimento facial para identificar um político e mostrar a sua ficha judicial. Basta escanear com o celular uma foto dele, uma imagem na TV ou no computador – os desenvolvedores garantem que o app tem 98% de precisão no reconhecimento. A base de dados abrange os representantes nos níveis nacional e estadual (não estão lá prefeitos e vereadores) que ocuparam cargos eletivos nos últimos oito anos. Também é possível verificar ficha dos candidatos a presidente e governador das eleições atuais. Disponível para Android e iOS.
Tem meu voto
Está com dificuldades para encontrar um candidato no Legislativo que se alinhe à sua visão de mundo? No Tem meu voto, você responde um questionário com sete perguntas sobre os rumos do Brasil, e verá, na tela do computador, quais deputados e senadores mais se aproximam das opiniões. Ao final, uma lista de 10 candidatos é mostrada, com informações detalhadas sobre eles: partido, condenações anteriores, processos a que responde na Justiça, site oficial de campanha e histórico de posicionamentos.
A plataforma ainda está na fase de cadastramento dos políticos. A partir de 10 de setembro, os eleitores já podem ir ao portal em busca do seu match eleitoral. Por enquanto, é possível se cadastrar para receber por e-mail informações sobre a iniciativa. Disponível somente no site do projeto.
Bússola Eleitoral
Como o nome sugere, esta plataforma promete nortear o eleitor sobre o posicionamento dos candidatos – o site se restringe à eleição no Legislativo. De forma parecida com o Tem meu voto, o cidadão responde um questionário, mas o resultado é um verdadeiro mapa interativo de preferências eleitorais. Assim, você pode navegar pelas opções políticas e escolher aquela que se alinhe à sua própria bússola. A Bússola Eleitoral ainda está em fase de calibragem, coletando informações com os candidatos, e será disponibilizada para interação durante o mês de setembro. O projeto está coletando doações em um crowdfunding e você pode colaborar acessando este link. Disponível apenas no site.
Appoie
Este aplicativo também ajuda o eleitor a encontrar seu candidato ideal – ou o mais próximo disso –, mas traz um extra em relação aos demais: mostra o efeito colateral daquela escolha, ou quais os políticos que podem ir para o Congresso junto com aquele escolhido, pelos efeitos do quociente eleitoral.
A partir de suas preferências políticas informadas por meio dos selos “apoio”, “simpatia” e “reprovação”, o app filtra os candidatos que se encaixam no perfil e, no fim, diz quais outros parlamentares da mesma coligação poderiam ser eleitos com ele. Disponível para Android e iOS
#MeRepresenta
Mais uma plataforma para ligar preferências de eleitores e candidatos, o #MeRepresenta tem como diferencial a questão da representatividade. Ele foi criado em parceria por coletivos feministas, LGBT+ e negros para promover a igualdade na representação eleitoral. Assim, quem simpatizar com estas causas pode encontrar os candidatos que as defendem e não só votar no seu preferido, mas também ajudar a divulgar outras candidaturas.
Nas eleições municipais de 2016, o site atraiu mais de 150 mil pessoas e 890 candidatos. Agora, está preenchendo os cadastros de políticos e deve ser liberada para interação no meio de setembro. Disponível somente no site do projeto.
Newsletter incancelável
Aqui, a informação vai até o eleitor durante todo o mandato dos representantes eleitos. Você parte já dos candidatos escolhidos, e, após inseri-los no sistema, receberá por e-mail informações sobre sua atuação. Apesar do que o nome diz, a newsletter pode ser cancelada, mas o voto não. Por isso, será fundamental acompanhar de perto a atuação do seu candidato.
A newsletter acompanha políticos de todos os cargos eletivos, e indexa mensalmente mais de 50 milhões de notícias de 50 mil sites. Ou seja, promete não deixar escapar nada da atuação dos políticos eleitos. Disponível apenas no site. E, depois do cadastro, por e-mail.
Voz ativa
Outro serviço para indicar o candidato que mais atende às preferências dos eleitores, o Voz Ativa tem sua força na rede de apoiadores: instituições como a WWF, Instituto Ethos e Greenpeace ajudam na iniciativa, e são eles que fazem as perguntas para que os candidatos respondam e montem seu perfil político. O site afirma que os temas avaliados atendem às mais urgentes preocupações da sociedade. Depois de responder às mesmas perguntas, o candidato recebe uma lista de candidatos alinhados ao seu perfil e escolhe o seu match. Disponível apenas no site.
Votenaweb
O Votenaweb não é só para a eleição, mas para qualquer momento do exercício do mandato. O site reúne projetos de lei em no Legislativo nacional e permite ao cidadão se posicionar sobre eles. O resultado é levado aos políticos para que possam levar em consideração a opinião púbica antes de prosseguir com a proposta. É possível ver informações analíticas sobre os políticos cujos projetos são mais bem avaliados. Disponível apenas no site.
OAB Voto Legal
A Ordem dos Advogados do Brasil entrou na onda tecnológica para ajudar no monitoramento do trabalho dos políticos eleitos. No app, é possível fazer denúncias anônimas de corrupção, com direito a anexar documentos, fotos e vídeos. A entidade se compromete a verificar as informações e pressionar os responsáveis ou ir à Justiça para fazer cumprir a lei.
O aplicativo é um serviço de utilidade pública, que fornece a todos os eleitores do Brasil o serviço de denúncia contra corrupção. Se trata de uma aplicação para smartphone cuja função é enviar denúncias, com agilidade, segurança e total sigilo. Disponível para Android e iOS.
Veja a matéria no site original: Época Negócios