“Olha Brasília está florida, é o querer das Margaridas”
As ruas da Capital Federal amanheceram floridas. Mais de 100 mil mulheres, de todos os estados, marcharam do Pavilhão do Parque da Cidade até o Congresso Nacional participando da 7ª @marchamargaridas Marcha das Margaridas.
O maior ato político de mulheres da América Latina, trouxe como lema: “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver” retomando o o diálogo sobre os direitos das mulheres do campo, das águas e das florestas, o que não teve sequer debate no governo anterior.
Essa potente mobilização teve início no dia (14), com uma agenda política muito importante: uma Sessão Especial no Senado Federal, em Homenagem à Marcha das Margaridas.
A Secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires comentou sobre os Eixos temáticos e sobre as pautas de reivindicação: “Ao longo dos anos alcançamos avanços significativos e muitas vitórias, mas devemos lembrar que mesmo tendo uma atuação incisiva na busca de políticas públicas efetivas, 40 anos depois da morte de Margarida, ainda lutamos por agricultura familiar, comida sem veneno e contra as violências sofridas por estas mulheres”.
A coordenadora da 7ª Marcha e secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, foi convidada a discursar na tribuna e deixou um recado das Margaridas: “Enfrentamos anos difíceis, mas nossa resistência e coragem nos trouxeram ate aqui.
A Ministra da Mulher, Cida Gonçalves lembrou do corpo-território “Nós queremos o bem viver na nossa terra, na nossa vida, na nossa casa, na nossa área rural. O bem viver é a solidariedade da benzedeira. O bem viver é a solidariedade da roça. É a comida repartida de todos os dias. Margaridas, vocês sempre serão bem recebidas por este governo. Em tempos de seca, vocês vieram florir Brasília”.