A deputada federal Tabata Amaral (SP) agora faz parte dos quadros socialistas. A parlamentar assinou a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (21), em Brasília. O ato contou com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, do presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, de governadores e de outras lideranças socialistas.
“Política é boa. Política é transformação. Política é grupo. Mais do que nunca precisamos de partidos fortes, democráticos e inclusivos”, discursou a nova socialista durante o ato de filiação.
O dirigente socialista, Carlos Siqueira, celebrou a chegada da parlamentar. “É um grande reforço na nossa bancada federal e na nossa legenda”, escreveu.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), comentou que a chegada da deputada federal ao PSB fortalece as bandeiras e lutas do partido. “Muito nos alegra contam com uma mulher, jovem e aguerrida para trilhar este caminho”, escreveu.
O líder da Minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSB-RJ), comenta que conhece Tabata antes dela ingressar na vida pública e que a parlamentar tem uma história de vida que é como a da maioria do povo brasileiro.
“É uma pessoa com grande compromisso com a educação, que é o caminho para garantir o futuro. A Tabata é uma pessoa muito importante na luta pela democracia brasileira e na construção de grandes frentes capazes ao diálogo. O PSB ganha muito e o Brasil ganha muito.”
Marcelo Freixo
O líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PSB-PE), destacou o centenário de Paulo Freire e o compromisso da parlamentar paulista com a pauta da educação. “Esse é um ato de afirmação daqueles que defendem a educação como instrumento de libertação.”
O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) comentou que a chegada de Tabata Amaral fortalece a frente ampla contra o autoritarismo.
“O PSB cumpre um papel importante de aglutinar força da centro-esquerda para garantir o enfrentamento ao nosso maior desafio: derrotar o bolsonarismo no Brasil. O PSB tem que continuar trilhando esse caminho para que a gente fique cada vez mais fortalecido, aglutinando amplos setores da sociedade para permitir um debate fluido, fundamentado que vise o bem maior para o nosso país.”
Bira do Pindaré
O deputado federal Aliel Machado (PSB-SC) também deu às boas-vindas ao novo quadro socialista. “Mais uma grande liderança, mulher de luta, que vem somar conosco nessa busca por um país mais justo e menos desigual”, escreveu.
Quem é Tabata Amaral
Tabata Amaral cresceu na Vila Missionária, na periferia de São Paulo. No ensino médio, representou o Brasil em cinco olimpíadas internacionais de ciências. Formou-se em Ciência Política e Astrofísica pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com bolsa integral. É ativista pela educação, colunista da Folha de S. Paulo e cofundadora do Projeto VOA! e dos movimentos Mapa Educação, Acredito e Vamos Juntas.
Em 2018, aos 24 anos, tendo a educação como bandeira, foi a sexta deputada federal mais votada de São Paulo e a segunda mulher mais votada no Brasil. Em seu primeiro ano de mandato, recebeu o Prêmio Congresso em Foco como melhor deputada. Foi eleita também uma das 100 jovens lideranças que estão mudando o mundo pela Time Magazine e uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC.
Fonte: Socialismo Criativo