A formação política de suas militantes é parte fundamental da estratégia da Secretaria Nacional de Mulheres [SNM] do Partido Socialista Brasileiro [PSB] para empoderar as brasileiras. Somente com conhecimento e definição de estratégias de desenvolvimento é que conseguiremos combater o atual governo fascista, machista e desumano, além de combater a epidemia de feminicídio que acomete o Brasil.
Na semana passada, cinco secretarias estaduais de mulheres do PSB desenvolveram atividades de formação política na Paraíba, no Maranhão, no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul e na Bahia.
A atividade do DF foi realizada na sede da Fundação João Mangabeira [FJM]. Geralda Resende, secretária distrital, apresentou o resultado da pesquisa ‘Representações sociais da violência contra o gênero feminino’ que faz parte de ações promovidas pelo Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, que visam fundamentalmente, ouvir as pessoas sobre temas relevantes de uma coletividade. Nessa perspectiva, pretendeu-se analisar as representações sociais da violência contra o gênero feminino, que é aquela cometida contra meninas, mulheres, travestis, e mulheres transexuais. O evento teve a presença da psicóloga e mestranda da UnB, Daniele Fontoura Leal e do Psicólogo e professor da Uniceplac/Gama, Henrique Campagnollo Davila.
A secretária distrital explicou que a atividade teve como objetivo “discutir as formas de violência contra as mulheres no nosso cotidiano, que tem levado a muitos casos de feminicídio”. Para ela, é de “fundamental importância conhecer as representações sociais da violência contra o gênero feminino para podermos enfrentar essa violência.”
Já na Paraíba, a secretária estadual, Valquíria Alencar, informou que o encontro teve a presença de Solange Cavalcante, ativista social e tia de Marielle Franco. O tema principal do debate também foi sobre feminicídio, que contou com a participação de Bianka Rocha, da secretaria da Mulher do estado de Pernambuco e coordenação da professora Ivanilda Gentle, da Negritude Socialista Brasileira [NSB]. Além disso, 12 mulheres que constroem a história no estado foram homenageadas
No Maranhão, as socialistas participaram da reunião de formação do Fórum Partidário do estado. Também houve curso de formação em Caxias do Sul/RS.
No sábado, 30 de março, em Salvador, a secretaria estadual do PSB da Bahia também realizou seminário para suas filiadas. Estiveram presentes a deputada federal Lídice da Mate e a deputada estadual Fabíola Mansur [BA].
Durante a atividade, as participantes assistiram a uma palestra sobre Economia Criativa – seus aspectos e possibilidades para as mulheres. Luciana Cruz, secretária estadual da Bahia, explicou que o evento realizado foi importante, pois estimulou o crescimento do partido. “Trazer essas mulheres para o campo da disputa nas eleições de 2020 é essencial. Precisamos aumentar o nosso contingente de mulheres candidatas, não mulheres laranjas e, sim, mulheres que possam disputar realmente as eleições com perspectivas de êxito e de ganho nessa política. Ampliar o nosso número nas bancadas e nas câmaras municipais. Queremos levar esse seminário para discussões municipais, provocar o diálogo entre elas e dizer a elas que são enormes, melhores e que nós, sem essas mulheres, não somos nada que precisamos delas nos campos da disputa, da ideologia, das ideias e dos debates dentro e fora dos partidos aonde quer que elas estejam”, explicou Luciana.
Sobre a palestra “Feminismo, cotas e participação das mulheres na política” proferida por Salete Silva, Mestre em Direito e Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, e docente da UFBA, Luciana explicou que a palestrante abordou as várias formas de feminismos e a necessidade de buscar e continuar lutando por nossos direitos.