Criticado por só ter indicado homens para STF nesse 3º mandato, Lula poderá nomear três mulheres de uma vez como desembargadoras de tribunal
Por: Igor Gadelha
Alvo de críticas por não ter indicado mulheres para o STF nesse terceiro mandato, o presidente Lula poderá indicar de uma só vez três mulheres como desembargadoras do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
O petista tem em mãos três listas tríplices das quais escolherá três novos integrantes para a Corte. Duas listas são para vagas destinadas à advocacia. Já a terceira é composta por juízas que disputam promoção por merecimento.
Dos nove nomes que compõe as listas tríplices, oito são mulheres. O único “candidato” homem é o advogado Marcos Moreira, que tem como principal apoiador o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT).
A principal concorrente de Marcos na lista é a advogada Veronica Sterman. Ela é apoiada por aliados influentes de Lula, entre eles, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Na outra lista para vaga da advocacia, desponta como franca favorita para ser escolhida por Lula para o TRF-3 a advogada Gabriela Araújo, integrante do grupo Prerrogativas.
A advogada tem cabos eleitorais de peso. Ela é amiga pessoal da primeira-dama Rosângela da Sila, a Janja, e é esposa do deputado estadual paulista Emídio Souza (PT), que é próximo de Lula.
Como já noticiou a coluna, Gabriela também conta com a simpatia do ministro do STF André Mendonça, indicado para a Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Confira as listas tríplices para o TRF-3 enviadas a Lula:
Lista advocacia 1
- Veronica Sterman
- Marcos Moreira
- Luciana Coimbra
Lista advocacia 2
- Gabriela Araujo
- Rita Nolasco
- Luiza Nagib
Lista de promoção por merecimento de magistrados
- Louise Filgueiras
- Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira
- Raecler Baldresca
Fonte: Metrópoles