Lula não quer trocar Ana Moser, mas decisão vai depender da negociação com o Centrão envolvendo outros cargos
O presidente Lula já disse a ministros que resiste a uma eventual troca no Ministério do Esporte. Lula quer manter Ana Moser, apesar de o Centrão querer a vaga para o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos).
A negociação ainda não fechou, mas interlocutores do presidente dizem que ele prefere mudar o Ministério das Mulheres, tirando Aparecida Gonçalves, do que tirar Ana Moser.
Em reuniões agora à tarde, o governo está desenhando para a pasta das Mulheres a seguinte mudança: sairia Aparecida Gonçalves, entraria uma mulher que já está no governo – a pasta não iria para o Centrão.
Para o Ministério das Mulheres são duas cotadas: a ministra Ester Dwek ou a ministra Luciana, da Ciência e Tecnologia. E a vaga que abrir — Ciência e Tecnologia ou Gestão — vai ser oferecida ao Centrão.
É uma triangulação mantendo a pasta das Mulheres com gente do governo e outra pasta para o Centrão.
A negociação esbarra num desgaste óbvio que será gerado a partir da premissa de que um governo que diz querer aumentar a participação das mulheres cogitar mexer justamente na pasta que representa os direitos das mulheres.
Mas o governo avalia o custo benefício dessa negociação e o martelo só será batido a partir de uma decisão maior, envolvendo cargos em outras pastas.