Ação contou com cachês de mais de R$ 90 mil por sete publicações em redes sociais
Uma campanha com foco no enfrentamento à violência contra a mulher pagou R$ 449 mil para dez influenciadoras durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com informações do jornal Metrópoles obtidas via Lei de Acesso à Informação, o valor foi desembolsado para que elas publicassem stories no Instagram, recurso que tem a duração de apenas 24 horas.
Ao todo, foram feitas 55 postagens de “curta duração”. Entre as influenciadoras contratadas para o projeto, estão a criadora de conteúdo Nina Secrets, a atriz Thais Fersoza, casada com o cantor Michel Teló, e a modelo Andressa Suita, casada com o cantor Gusttavo Lima, além da atriz Flávia Pavanelli e da maquiadora Mari Maria.
Atualmente, o recurso Instagram Stories permite publicações de até 1 minuto. Na época da campanha, no entanto, a ferramenta permitia postagens de apenas 15 segundos. É possível deixar o conteúdo disponível além das 24 horas por meio dos destaques no perfil, mas a opção foi escolhida apenas pela criadora de conteúdo Nina Secrets, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Confira as influenciadoras e os valores pagos pelo governo Bolsonaro:
- Andressa Suita: R$ 70.000,00 por sete stories no Instagram;
- Fabiola Melo: R$ 42.900,00 por um storie no Instagram e um vídeo no YouTube;
- Flávia Pavanelli: R$ 42.900,00 por quatro stories no Instagram e dois posts no Twitter;
- Juliana Goes: R$ 18.750,00 por sete stories no Instagram;
- Mari Maria: R$ 48.600,00 por quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;
- Mariana Felício: R$ 5.952,40 por sete stories no Instagram;
- Nina Secrets: R$ 35.000,00 por sete stories no Instagram;
- Shantal Verdelho: R$ 28.600,00 por sete stories no Instagram;
- Taciele Alcolea: R$ 64.300,00 por quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;
- Thais Fersoza: R$ 92.000,00 por sete stories no Instagram.
Por meio da assessoria, Thais Fersoza informou que a campanha não teve nenhuma relação com partido político ou com qualquer governante e que aceitou a proposta por ser uma campanha totalmente voltada para alertar sobre a violência contra a mulher.
Já Shantal Verdelho, também via assessoria, declarou que a comunicação “teve como objetivo influenciar mais mulheres a denunciarem abusos e maus tratos” e que “não há razão para voltar nesse assunto”.
As demais influenciadoras ainda não se pronunciaram sobre o assunto.