Nos dias 03 e 04 de fevereiro as secretárias e os secretários nacionais dos segmentos organizados do PSB estiveram reunidos em Brasília para debater a organização dos sete congressos dos segmentos socialistas. O primeiro dia foi marcado pela conversa com o presidente do partido, Carlos Siqueira, que deu informes sobre a possível federação entre os partidos PSB, PT, PV e PCdoB e a atual conjuntura política. O XV Congresso Nacional, que será o Congresso Constituinte da Autorreforma, e os congressos de cada segmento também foram foco de debates entre os participantes. As atividades serão realizadas entre os dias 28 e 30 de abril, em Brasília.
Estiveram presentes as secretárias e os secretários dos segmentos: de Mulheres, Dora Pires; do movimento LGBT Socialista, Tathiane Araújo; da Negritude Socialista, Valneide Nascimento; do Movimento Sindical, Joilson Cardoso; do PSB Inclusão, Luciana Trindade; do Movimento Popular, Acilino Ribeiro; Rodrigo Dias, presidente do PSB-DF, foi o representante da Juventude Socialista no lugar do secretário, Tony Sechi, na manhã do primeiro dia.
Após ouvirem a explanação do presidente Carlos Siqueira, cada liderança expôs suas considerações e dúvidas sobre as etapas para a organização dos encontros de abril, além de darem informes sobre os processos de cada segmento.
A secretária nacional de mulheres socialistas afirmou que o presidente Carlos Siqueira vem dando personalidade ao partido, o que garante destaque à imagem do PSB, ressaltou a parceria entre a liderança nacional socialista e os segmentos, mas defendeu também maior participação dos grupos nos debates do partido.
“Você vem dando essa personalidade ao PSB, o que nos deixa muito tranquilas. Essa representação que você faz, tem posição socialista, de buscar manter a democracia e o equilíbrio apenas reforça o papel do PSB na conjuntura nacional, e isso nos deixa muito seguras, principalmente em relação ao processo de autonomia do partido. Não somos os maiores, mas temos firmeza e autonomia dentro do que a gente aposta. Isso nos deixa bem dentro da militância. E isso foi dito ontem na live que participei com companheiras do PCdoB. Todas que falaram da firmeza do PSB nas discussões, e na certeza de que está tratando com um partido que tem posições firmes e diversas. Sua firmeza traz segurança, presidente. A questão do crescimento do partido, mas não vulgar, mas, sim, no crescimento com qualidade e real, e essas posições colocacam o PSB no ranking dos partidos diferenciados. Não é por menos que Lula escolheu o nosso partido para ser o seu vice. Foi pela postura”, afirmou a socialista.
Em seguida, Dora defendeu que os segmentos gostariam de ter mais atuação nas decisões do partido. “A parceria que você tem conosco nos deixa tranquilos, mas precisamos estar no seio dessas discussões, e não podemos abrir mão de estar nesse local. Nossa credibilidade vai no crescente, precisamos fazer discussões e reflexões. E isso tem a ver com a esfera federal, em qual o papel desta pauta está a atuação dos segmentos”, finalizou Dora.
Após o encerramento da reunião com o presidente nacional, os seis secretários e secretárias iniciaram as conversas e a análises com foco nas etapas para organizar os congressos de cada um. Para isso, foi retirado um calendário de agendas virtuais e presenciais, em Brasília, para que possam dar celeridade aos preparativos para o Congresso de abril. A próxima reunião está marcada para o dia 14 de fevereiro, e será on-line.