Atividade marca os 20 anos da Secretaria Nacional de Mulheres
Organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o IV Encontro Internacional de Mulheres Socialistas reunirá, entre os dias 1º e 2 de dezembro, no Rio de Janeiro, lideranças, militantes e representantes de diversos partidos socialistas da América Latina para debater os desafios da manutenção da democracia na região, identificar os principais obstáculos enfrentados pelas mulheres para as eleições municipais de 2020 no Brasil, analisar a fomentação de espaços de debate sobre experiências de luta, organização partidária e políticas governamentais das mulheres socialistas latino-americanas.
O encontro terá início às 8h, no dia 1º de dezembro, com a entrega do Prêmio Pagu, em homenagem a personalidades que contribuíram para o fortalecimento das mulheres na política. A premiação faz referência à Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu. A escritora, poeta e jornalista, Pagu foi filiada ao PSB. Serão entregues quinze medalhas. Em seguida, a secretária nacional de mulheres, Dora Pires, dará posse à comissão provisória estadual de mulheres do Rio de Janeiro, às 10h30.
Às 11h40, o primeiro painel “Direitos reprodutivos, um panorama do Brasil e América Latina – Como enfrentar o conservadorismo neoliberal” terá a participação da ex-presidente da Frente Ampla do Uruguai, Mónica Xavier, da vice-presidente de Mulheres do Partido Socialista do Chile, Karina Delfino Mussa, de Gabriela Rondon, advogada e pesquisadora da Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) e da deputada estadual [PSB-PB] Estela Bezerra.
A partir das 14h30, será abordado no 2º painel os “Marcos Legais, a garantia dos direitos das mulheres cis e trans e os novos desafios no Brasil e na América Latina”. Entre as palestrantes estarão a deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA); a líder feminista do Partido da Revolução Democrática (PRD) do México, Rogelia González; a secretária de Mulheres do Partido Socialista do Uruguai, Fabiana Suarez, e Cristiane Beatriz, ativista do segmento LGBT e da Rede Nacional de Pessoas Trans.
“As mulheres e os espaços de poder no Brasil e na América Latina – Como avançar?” será assunto do 3º painel, com a participação da presidente do Partido Revolucionário Febrerista (PRF) do Paraguai, Josefina Duarte; da deputada do Movimento Política Nuevo Peru, Kátia Gilvonio; da deputada do Movimento ao Socialismo (MAS) da Bolívia, Brígida Quiroga; e de Cristina Buarque, ativista feminista, economista, cientista política e antropológica.
O quarto e último painel do dia analisará a “Representação das mulheres no Executivo e Legislativo do Brasil e da América Latina”, e será conduzido pelas deputadas estaduais Cida Ramos (PSB/PB), Cristina Almeida (PSB/AP), Fabíola Mansur (PSB/BA), Simone Santana (PSB/PE); a vereadora Sandra Marrocos (PSB/PB); a prefeita Socorro Nery (PSB/AC); Susana Delgado, deputada do Partido Socialista do Equador, e Benilda Santana, vice-presidente de mulheres do Partido Revolucionário Democrático do Panamá também estarão presentes.
O segundo dia do encontro internacional começará com o painel “Como enfrentar a violência contra as mulheres e o feminicídio no Brasil e na América Latina”. Participarão como palestrantes a delegada e deputada estadual de Pernambuco, Gleide Ângelo; a deputada Silvia Salgado, do Partido Socialista do Equador; Hilda Carrera, integrante da Secretaria de RRII de Colombia Humana, e Martha Rocha, deputada estadual do PDT e primeira mulher na história a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O encontro será finalizado com o painel “A realidade dos organismos de mulheres dos partidos socialistas no Brasil, na América Latina e seu papel nas eleições”. A secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires; a vice-governadora do Espírito Santo e secretária estadual de Mulheres do PSB-ES, Jacqueline Moraes, a secretária nacional de mulheres do Partido Socialista do Peru, Ana Luna Guillén, e Shady Ruiz, secretária de relações internacionais do Partido Revolucionário Freberista do Paraguai serão as palestrantes.
Programação completa : Programação – IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES SOCIALISTAS (3)
Assessoria SNM